segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ESOFROMATEM-A


Cada prancha 28x42 Pincel e nanquim /cores digitais - Revista Graffiti 13



Esofromatem-A é um anagrama de A Metamorfose, do genial Franz kafka.


Aqui nesta HQ, procurei fazer uma breve ocorrência inversa, onde Gregor Samsa acordaria com o corpo de um monstruoso ser humano (na história original ele acorda transmutado em um inseto). Desenhei Gregor com alguma coisa da fisionomia de kafka.


Elaborei o roteiro imaginando como uma prévia para a história original acontecer logo depois, na noite seguinte. Um atrevimento em nome do exercício, eu diria.


Fazer quadrinhos é algo fantástico. Com um orçamento mínimo (pincel, papel, nanquim e algum tempo) pode-se fazer o que qualquer diretor de cinema jamais ousaria fazer. Todos os recursos entram gratuitamente: Desde os efeitos especiais mais fantásticos e inimagináveis até universos e dimensões que levam as pessoas a sonhar.


Pena que no Brasil os quadrinhos autorais não tenham uma quantidade de público que mereça, pois temos ótimos autores, como Lelis (que acabou de lançar na europa o ótimo livro-HQ The last Bullet), Mozart Couto, Lourenço Mutarelli, Guazelli, Alves, Melado, Luciano Irrthum, Laerte, Guga Schultze e tantos outros fodas do pedaço (a maioria desses nos links deste blog).

No Brasil, recorre-se às publicações alternativas.
Enquanto isso, a gringolândia agradece aos autores brasileiros.


HQ é arte de "primeiro mundo".
Ainda chegaremos lá.

2 comentários:

  1. Ainda chegaremos lá, se Deus quiser.
    Por enquanto vamos vivendo ávidamente este mundo paralelo, Bizarrice a mil, e eu saboreando tudo, como um inseto pela madrugada casa a fora.

    ResponderExcluir
  2. O Kafka é um de meus escritores favoritos, assim como você é um dos ilustradores que mais admiro. Abraços!!!

    ResponderExcluir