quarta-feira, 9 de setembro de 2009

EDGAR ALLAN POE


Técnica: Acrílico/óleo

30X40 (2009)

Eis o meu escritor predileto.

Edgar Allan Poe (1809-1849) tem uma das biografias mais intrigantes e os contos e poemas mais fascinantes que já li. Acho que tenho quase tudo o que foi publicado dele. Já o desenhei por dezenas de vezes, em diversas situações. Sua fisionomia conta muito sobre sua tumultuada existência e o considero um dos rostos mais expressivos no mundo dos grandes gênios.

Nessa caricatura, baseada num dos raros daguerreótipos de Poe, procurei envolvê-lo com alguns elementos mais característicos de sua obra, como a sombra de um corvo que surge subliminarmente no fundo e a figura emparedada em sua cabeça.


Nesta foto o trabalho encontra-se inacabado em meu estúdio, em cima da mesa e prestes a ser submetido ao corte. Ao lado esquerdo, logo acima, a imagem que originou a caricatura.


Talvez num post mais à frente, eu disponibilize a imagem escaneada e finalizada.

Lembrem-se que, clicando na foto, a imagem poderá ser vista em tamanho grande.

Abraços.

8 comentários:

  1. Meu querido conterrâneo. Adoro de paixão seu trabalho. Pra mim você é um dos melhores do Brasil, ainda mais sendo Mineiro que nem eu uai!!! Abraços e sucesso hoje e sempre!!!! (já tá no favoritos)

    ResponderExcluir
  2. Tive a felicidade de estar presente no 1º BH HUMOR e ver de perto essa obra prima..Fiquei impressionado com o olhar de terror, na testa do Edgar.(logo pensei que essa peça seria finalista no Salão do "Medo" que se realizará no Irã)..Eu tbm fui selecionado para o BH HUMOR (Michael Jackson bidimensional). Sou de BH e nunca havia me arriscado em salões antes. Considero que deveria existir um juri popular, pois considerei o seu trabalho o melhor da noite ( e postei isso No meu blog no memso dia)..havia outros merecedores, mas não considero elegante ficar questionando o resultado..PARABBEEENNS..E QUANDO EU CRESCER QUERO SER TÃO BOM QUANDO VC ( O PROBLEMA QUE EU JÁ PASSEI DOS 40..RSRSRS)

    ResponderExcluir
  3. Aí, meu velho!! Mandou bem! Postei sobre o Thespian no blog. Passa lá!
    Grande abraço do amigo
    Rico.

    ResponderExcluir
  4. muito bom mesmo. tbm sou fã de Poe

    ResponderExcluir
  5. Eu vi esse lá no BH Humor!!
    Ficou fino demais, cara... Deu vontade de aprender a desenhar tb!!
    Rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Esta ilustración Allan Poe es la mejor que eh visto!
    saludos
    Luis Barahona

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou do Blog do Poe e gostaria de publicar seu desenho no blog.

    Entre em contato comigo caso haja alguma objeção.
    Colocarei os créditos e links necessários.

    http://allanpoe4.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. I just found your website, and have been looking over the various cartoons.

    When I got to this portrait of Poe, I had to stop.

    Earlier today, another fan sent me a 6-page comic adaptation of "O Coracao Denunciador" (The Tell-Tale Heart) which is apparently yours! He says as far as he knows, it has never been published.

    For the last 2-1/2 years, I've been working on a massive Edgar Allan Poe blog project, attempting to assemble in one place every Poe comics adaptation I can find. So far, I have stories from 1944-1979 posted, with more going up all the time. An increasing number of these have never been published in English, so I'm doing my own translations, and adding color as well!

    It all starts here... ENJOY!
    http://professorhswaybackmachine.blogspot.com/2015/02/poe-1943.html

    ResponderExcluir