Cada prancha 28x42 Pincel e nanquim /cores digitais - Revista Graffiti 13
Esofromatem-A é um anagrama de A Metamorfose, do genial Franz kafka.
Aqui nesta HQ, procurei fazer uma breve ocorrência inversa, onde Gregor Samsa acordaria com o corpo de um monstruoso ser humano (na história original ele acorda transmutado em um inseto). Desenhei Gregor com alguma coisa da fisionomia de kafka.
Elaborei o roteiro imaginando como uma prévia para a história original acontecer logo depois, na noite seguinte. Um atrevimento em nome do exercício, eu diria.
Fazer quadrinhos é algo fantástico. Com um orçamento mínimo (pincel, papel, nanquim e algum tempo) pode-se fazer o que qualquer diretor de cinema jamais ousaria fazer. Todos os recursos entram gratuitamente: Desde os efeitos especiais mais fantásticos e inimagináveis até universos e dimensões que levam as pessoas a sonhar.
Pena que no Brasil os quadrinhos autorais não tenham uma quantidade de público que mereça, pois temos ótimos autores, como Lelis (que acabou de lançar na europa o ótimo livro-HQ The last Bullet), Mozart Couto, Lourenço Mutarelli, Guazelli, Alves, Melado, Luciano Irrthum, Laerte, Guga Schultze e tantos outros fodas do pedaço (a maioria desses nos links deste blog).
No Brasil, recorre-se às publicações alternativas.
Enquanto isso, a gringolândia agradece aos autores brasileiros.
HQ é arte de "primeiro mundo".
Ainda chegaremos lá.